Você sente dores nos pés e joelhos, isso não é um bom sinal. Talvez um teste da pisada possa indicar o porquê disto. Para quem não conhece, esse é um exame que aponta diversas características sobre os pés e a forma como pisamos.
O teste é preventivo e indicado, sobretudo, para avaliar se um paciente possui predisposição para problemas ortopédicos nos membros inferiores. Normalmente, ele é feito quando já há algum sintoma, que é o seu caso, de modo a conseguir um diagnóstico preciso.
Então, se os seus pés tem te incomodado, fique tranquilo porque há solução. E neste texto, nós da Palmipé, iremos te mostrar como o exame é a melhor forma de prevenir e solucionar problemas futuros. Continue a leitura para saber mais.
Teste da pisada: o que é e para que serve?
O exame de baropodometria, que também é chamado de teste da pisada, é um procedimento indolor e preciso. Ele capta imagens para mostrar tudo sobre a marcha de um paciente, de modo a prevenir problemas futuros.
Por meio deste teste, é possível:
- medir e quantificar as zonas de maior pressão nos pés;
- como é distribuída a carga;
- forma do pé que pode ser plano ou cavo;
- e um dos três tipos de pisada – pronada, supinada ou neutra.
As imagens que podem ser estáticas e dinâmicas são computadorizadas, permitindo uma melhor visualização. No geral, o exame apresenta dados para diagnosticar possíveis problemas que o paciente possa ter.
É feita uma avaliação completa, cujo resultado aponta se existe algo errado na pisada ou no formato do pé do paciente. Também é mostrado no exame se esses danos causam impacto na movimentação (andar) e postura daquela pessoa.
Quem deve fazer o teste da pisada
Nossos pés são a principal fonte de sustentação do corpo, onde recebe a maior carga cada vez que toca o chão. O exame pode ser feito por indicação médica, normalmente voltado para pessoas que sentem algum incômodo nos membros inferiores (pés, joelhos e tornozelos).
Pelo resultado detalhado, o teste da pisada pode ser feito por qualquer pessoa que deseje saber como anda a saúde desses membros. Caso o indivíduo
Com o diagnóstico do exame de baropodometria consegue-se evitar incômodos em outros membros, como pernas e coluna.
Dores nessas regiões podem indicar algum problema com origem na pisada, por exemplo. Desta forma, são evitadas lesões e as dores sentidas pelo paciente.
O teste da pisada mostra como o indivíduo deve distribuir o peso ao caminhar ou correr. Sendo assim, o exame é considerado preventivo.
Como funciona o exame
Para realizar o teste da pisada é usado um baropodômetro, equipamento que dá nome ao exame. Nele há sensores para a captação das imagens computadorizadas, onde são identificados os principais aspectos do pé e pisada.
Como já explicado, o exame aponta a forma como os pés recebem e distribuem a carga do corpo. A partir disso, conseguimos ver como os pés suportam essa pressão ao longo do dia.
Rápido e indolor, o paciente deve subir descalço na plataforma do equipamento para realização do teste. São necessárias duas etapas para avaliar de forma completa a pisada, a primeira uma análise estática e a outra dinâmica.
No início, os sensores captam as imagens estáticas, onde é necessário ficar em pé sob a plataforma por um período curto. Isso é feito para identificar e quantificar os pontos de pressão, assim como o tipo de pé.
A etapa dinâmica exige que o paciente caminhe sob a plataforma conforme orientação do profissional que realiza o teste. Essa ação serve para avaliar o tipo de pisada, centro de gravidade e possíveis alterações biomecânicas ao marchar. Também são identificadas as ações musculares realizadas durante a caminhada.
Qual a importância do exame de baropodometria?
O teste da pisada é um exame preventivo, possibilitando a identificação precoce de alguns problemas. Com os resultados obtidos através da baropodometria, é possível determinar se o paciente tem tendência a lesões e outros danos, por exemplo.
Desta forma, é importante que ele seja feito visando cuidar da saúde dos seus pés e corpo no geral. O exame de baropodometria pode impedir que dores leves na coluna e quadris, avancem a problemas mais sérios.
Ele pode ser feito por qualquer pessoa, sobretudo aquelas que já sentem algum sintoma como dores nos pés e tornozelos. Após essa avaliação, o médico especialista poderá orientá-lo de maneira mais precisa sobre o que fazer daqui pra frente.
Se houver a necessidade de usar um tênis apropriado ou órteses, é necessário o teste para indicar esse caminho. Até mesmo a necessidade de cirurgias são apontadas através do exame.
Então, se você tem sentido dores nos pés, tornozelos ou joelhos, seria interessante realizar o exame de baropodometria. E mesmo que ainda não tenha nenhum sintoma, não fará mal nenhum avaliar se existe predisposição para possíveis problemas ortopédicos.
A Palmipé é especialista em ortopedia e pode te ajudar a prevenir problemas no futuro, agende uma avaliação gratuita clicando aqui!